sábado, 2 de junho de 2012

São João está aí, e...

Fonte da imagem >> http://grem.io/XMO

E a Capital do Sertão se enfeita para mais um São João! Não apenas Patos, mas o Nordeste inteiro! Quem é bom de memória lembra que falei durante o Carnaval que as autoridades agiram (de forma ATRASADA, diga-se de passagem) no caso das chuvas, das vítimas das enchentes etc. Pois bem, falei que as pessoas iam achar isso o máximo, pela atitude do governo! E o que aconteceria mais à frente? Viriam mais chuvas e novamente os governos agiriam de forma atrasada. Falei também que isso pouco importava, já que o São João estava chegando e a população queria mesmo era "cair na gandaia"...

É... Essa hora chegou! Aqui no Sertão a maior seca dos últimos 40 anos e tem gente chateada porque atrações como Aviões do Forró e Michel Teló tiveram de ser canceladas do São João de Patos, em virtude do gasto com esses grupos e também pelo baixo nível de água nos reservatórios! Essas pessoas estão de brincadeira, só pode!

Eu sei que existe uma verba do Ministério da Cultura destinada para o evento, mas se a festa fosse apenas com coisas bem típicas da região, esses recursos serviriam para outros fins mais proveitosos. Mas eu sei que se o governo colocasse apenas grupos de forró pé-de-serra, por exemplo, nas festividades, a chiadeira por grande população seria grande! É o povo que não quer mudança!


O Ministério da Cultura dá o dinheiro, daí a o grupo vem à cidade, se apresenta e... Leva o dinheiro embora! O dinheiro não fica no município!

Agora me diga você, que dá duro no trabalho, se não é repugnante, de repente chegar um período em que vêm pessoas de várias partes do Brasil ou até mesmo pessoas da sua cidade e passarem o dia desperdiçando água com banhos no meio da rua, seminuas, em plena luz do dia; sendo que essa água poderia servir para os afazeres domésticos! É revoltante! Não estou criticando apenas porque estamos passando por um período castigante de seca, e sim, pelo desperdício!

Outra coisa que eu quero citar aqui: Não se promove a cultura regional apenas com festas! O Povo Nordestino é muito inteligente! Temos outras formas de mostrar nossa cultura, uma delas é através do artesanato, temos as comidas típicas, de milho, por exemplo... Sem falar nas belas paisagens que temos em Nossa Região, lugares talvez, que ainda não foram visitados.

Não posso deixar de falar sobre os prejuízos da festa. Chegue a um hospital após o período junino e procure saber o número de vítimas de arma de fogo, arma branca, queimaduras em crianças em virtude dos fogos típicos da festa... Você irá se apavorar! Outra pesquisa importante: Vá à delegacia e pergunte sobre o número de ocorrências envolvendo roubos, furtos, tentativas de assassinato, som alto, briga de bêbados e por aí vai... Você ficará boque aberto!


Ainda preciso destacar também outra mazela dessa festa: Quantos jovens vão virar o primeiro copo de álcool nesse período! Quantos não vão provar das drogas pela primeira vez ou aumentar o vício já existente! Quantas garotas vão engravidar de maneira indesejada! Quantos acidentes automobilísticos por conta do álcool...


Não, eu não sou contra Forró! Inclusive é um ritmo que gosto bastante! Escuto Xote, Pé-de-Serra, Forró Romântico (quem conhece Forró sabe do que estou falando), e também curto a batida mais atual de Forró. Com uma ressalva, Forró Evangélico, que glorifique o nome de Deus!

Espero que essa Postagem tenha esclarecido um pouco sobre o que realmente acontece na festa de São João.

Mas se você prefere ficar “curtindo a festa” não tem problema: Tem uma autoridade rindo de você com cara deboche: “Ainda bem que a Política do Pão e Circo funciona!”

Sugiro que você curta o São João, mas da maneira correta, como ensinou o apóstolo João:

“Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” Mateus 3: 2.

Que Deus abençoe a todos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui publicados passam por moderação, ou seja, nem tudo será aceito.

Obrigado!