sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Tire os enfeites

Olá, pessoal! Quanto tempo que não passo por aqui!

Espero dar mais atenção ao Blog a partir de agora.

Seguinte: de 04 a 09 de Fevereiro do corrente ano ocorreu a 18ª Consciência Cristã (para quem não sabe do que se trata: http://conscienciacrista.org. Já aproveito para convidá-los para a 19ª Consciência Cristã, que ocorrerá, se Deus quiser, de 23 a 28 de Fevereiro de 2017!) aqui em Campina Grande – PB. Pois bem, durante o período do evento (não participei do primeiro dia), estive hospedado na Primeira Igreja Batista (PIB) daqui (e ainda estou).

Na quarta-feira (10 de Fevereiro), um dia após o encerramento do evento, alguns jovens aqui da PIB se reuniram e entoaram algumas canções a Deus, bem como compartilharam um pouco das Sagradas Escrituras. Em dado momento, um jovem (Beto) falou que naquele dia lera o capítulo 33 do Livro de Êxodo e explicou o que lhe tinha chamado atenção na leitura. Na hora eu fiquei pensando no que ele falou e pensei que fosse útil publicizar aqui.

No capítulo anterior de Êxodo, 32, o povo de Israel, impaciente pela demora de Moisés em descer do monte, solicita a Arão para que se fizessem deuses que os guiasse pelo deserto, rumo a Canaã:
“Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós;”. Êxodo 32: 1b.

Arão atende ao povo:
2 Disse-lhes Arão: Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas.
4 Este, recebendo-as das suas mãos, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido. Então disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito.
Êxodo 32: 2, 4.

Essa atitude deixa Deus indignado a ponto de falar em destruir os israelitas por tal atitude de desobediência a Ele:
“Agora, pois, deixa-me, para que se acenda contra eles o meu furor, e eu os consuma; e de ti farei uma grande nação.” Êxodo 32: 10.

Moisés intercede pelo povo, para que Deus não destrua o povo de Israel:
“Porém Moisés suplicou ao SENHOR, seu Deus, e disse: Por que se acende, SENHOR, a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande e poderosa mão?” Êxodo 32: 11.

Moisés manda que se matem os idólatras:
“Pois Moisés dissera: Consagrai-vos, hoje, ao SENHOR; cada um contra o seu filho e contra o seu irmão, para que ele vos conceda, hoje, bênção.” Êxodo 32: 29.

Deus não destruiu o povo, mas os feriu:
“Feriu, pois, o SENHOR ao povo, porque fizeram o bezerro que Arão fabricara.”
Êxodo 32: 35.

Uma coisa interessante que foi discutida com o pessoal é do “jogo de palavras” entre Deus e Moisés (ao qual eu nunca tinha reparado). Deus tratando com Moisés sobre o povo de Israel diz “teu povo” (“porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu” Êxodo 32: 7b); Moisés tratando com Deus sobre o povo de Israel diz “teu povo” (“Por que se acende, SENHOR, a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande e poderosa mão?” Êxodo 32: 11b). Mas isso é apenas uma curiosidade.

No capítulo 33 de Êxodo, Deus diz a Moisés que conduza o povo de Israel e que mandará anjos para que os guardem. Deus diz que não subirá com o povo, pois são de dura cerviz:
“eu não subirei no meio de ti, porque és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.” Êxodo 33: 3b.

O próximo versículo demonstra a atitude do povo:
“Ouvindo o povo estas más notícias, pôs-se a prantear, e nenhum deles vestiu seus atavios.” Êxodo 33: 4.

Deus diz ao povo as razões pelas quais não subirá com o povo:
“Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento eu subir no meio de ti, te consumirei; tira, pois, de ti os atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.” Êxodo 33: 5.

O versículo posterior fala da atitude do povo (não diz a mesma coisa que o versículo 4 deste capítulo, pois no versículo 4 diz que o povo não vestiu os atavios, o versículo 6 fala daqueles que estavam com os atavios):
“Então, os filhos de Israel tiraram de si os seus atavios desde o monte Horebe em diante.” Êxodo 33: 6.

Bom, o pedido de Deus ao povo de Israel foi para que eles tirassem os atavios, ou seja, os enfeites, adornos etc.

O ponto em que mais se chamou a atenção em nossa conversa em grupo e que achei mais interessante em todo o texto foi a parte c do versículo 6 de Êxodo 33:
“tira, pois, de ti os atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.”

Deus não diz que irá prontamente atender ao pedido de Moisés de ir com o povo adiante do caminho, Ele deixa em aberto essa questão, mas Ele diz ao povo que, além deles serem de um duro coração, eles devem deixar os seus enfeites. A questão aqui não é o fato dos enfeites em si, mas do que eles representavam: representava os deuses pagãos do Egito, a velha vida, a vida de escravidão. Deus diz para que os israelitas deixem de lado as práticas que não O agradavam e depois veria o que faria com aquele povo; isso nos chamou bastante atenção.

O desejo de Moisés era o de que Deus fosse com o povo, os guiando no caminho:
14 Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.
15 Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.
16 Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?
17 Disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome.
Êxodo 33: 14 – 17

Os versículos que se seguem até o fim do capítulo 33 de Êxodo é quando Moisés pede para ver a glória de Deus. Deus permite que Moisés O veja, mas não totalmente, pois aquele que visse a face do Senhor morreria:
“E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.” Êxodo 33: 20.

Moisés consegue o favor de Deus:
9 e disse: Senhor, se, agora, achei graça aos teus olhos, segue em nosso meio conosco; porque este povo é de dura cerviz. Perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado e toma-nos por tua herança.
10 Então, disse: Eis que faço uma aliança; diante de todo o teu povo farei maravilhas que nunca se fizeram em toda a terra, nem entre nação alguma, de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do SENHOR; porque coisa terrível é o que faço contigo.
Êxodo 34: 9, 10.

Após isso, Deus dá ordenanças ao povo, para que este siga os Seus preceitos.

Aplicando a nossas vidas: quantas vezes nós não temos carregado conosco aquele enfeite que achamos que é bonito e que não tem nada de mais. Talvez aquele “pecado de estimação” seja o que achamos que é um enfeite, mas na verdade é um fator determinante que nos afasta de Deus; possa ser que as nossas companhias estejam destoando daquilo que Deus almeja. Salmo 1: 1 já nos alerta:
“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”

Precisamos deixar de lado os enfeites do mundo que ainda estão em nós:
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” 2ª Coríntios 5: 17.

É necessário que nos arrependamos daquilo que tem nos afastado de Deus, daquilo que tem nos enfeitado como pessoas que desonram o Pai:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1ª João 1: 9.

O povo de Israel pranteou pela dura palavra que Deus dera sobre eles e deixou os enfeites de lado. Deus esteve no deserto com o Seu povo com uma nuvem durante o dia e coluna de fogo durante a noite. Apesar de não sermos merecedores de nada, Deus é misericordioso e o Seu amor também nos alcança:
“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” Salmo 51: 17.

Deixemos de lado os enfeites que nos afastam de Deus.

Que Deus abençoe a todos! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui publicados passam por moderação, ou seja, nem tudo será aceito.

Obrigado!